Eros, protector de 2019

Janeiro está a passar.

Mês de Janus, o senhor de dois rostos, o que é velho e jovem, o que olha para trás e para a frente, o que tem a memória e, ao mesmo tempo, a clarividência. É o mês que segura uma balança, que nos faz segurar uma balança e colocar nela o ano velho e o ano novo, apelando-nos ao rigor do 1, à medida exacta. Janeiro é o Mago que cria e convoca, que transforma.

Confesso que este costuma ser um mês difícil para mim. Passo-o de olhos postos na Senhora das Candeias, o 2 de Fevereiro, o Imbolc, tempo do meu nascimento. Daí o meu silêncio nestes dias. Mas, como comecei por dizer, Janeiro está a passar. E o novo ano revela-se à nossa frente.

Num destes dias, talvez influenciado pelo duplo rosto de Janus e pela sua capacidade de ler em invertido, reparei que 2019 lido ao contrário revela o nome eros. Eros, ou Cupido, o filho de Afrodite, o que faz as ligações. Não é errado dizer, portanto, que Eros é o regente de 2019, anunciando-nos que este é um ano de encontros, de parcerias, favorável aos amantes e aos apaixonados. Um ano de ligações. Mas se falar mais alto a intransigência e as paixões egocêntricas (desde as do mundo romântico às do mundo das ideias e dos ideais), haverá cortes, alguns abruptos. Pois nenhum ano é absolutamente bom ou absolutamente mau, será sempre o resultado do diálogo que estabelecermos com as forçais duais que nos habitam. Ainda assim, aos que confiam no Amor, aos que se deixam guiar por ele, em 2019 estarão especialmente protegidos. Pois Eros está oculto em 2019, para nos dar sinal. Pelo menos é nisto que quero acreditar, já que no que afirmo aqui não há nada de científico, é apenas a leitura de alguém que gosta de interpretar sinais e de dialogar com o mundo e os mitos dos antigos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s