O Mito dos Dois Reis

Os solstícios são tempos mágicos na Terra. O Natal é herança disso. Quem ainda sabe da magia do mundo, guarda a memória das histórias e dos mitos. Para o tempo que vivemos, há uma história que conta que, há muitos, muitos anos, ainda antes de os humanos chegarem à Terra, dois reis travaram uma batalha pelo trono do mundo, pela Deusa: o Rei Carvalho e o Rei Azevinho.

O Rei Carvalho governava o tempo claro, em que os dias de luz eram maiores e a natureza reverberava de vida. O Rei Azevinho governava o tempo escuro, nutrindo a Terra com o seu amor para atravessar o frio e a morte. Os reis eram gémeos, e como gémeos eram parte de uma mesma verdade, dependendo da vida um do outro. Como ambos queriam governar, como ambos queriam o amor da Deusa, a cada solstício de Inverno encontravam-se para um duelo, em que ganhava o Rei Azevinho, e voltavam a encontrar-se a cada solstício de Verão, em que ganhava o Rei Carvalho. E assim seguiam governando, enamorados pela Senhora da Terra, um no tempo da luz, outro no tempo das trevas, um no tempo quente, outro no tempo frio, mantendo o equilíbrio da vida.

Ainda hoje, a cada solstício, os reis encontram-se para travar a mítica batalha. Há dias, venceu o Rei Azevinho, subindo ao trono para nos guiar neste Inverno. É ele que nos fala das memórias, do calor que nos nutre, do fim e do começo dos ciclos, da purga e da renovação. É ele que, com as suas hastes luminosas na direcção do céu, nos faz vislumbrar as estrelas e esperar o regresso do Sol. E aí voltará o Rei Carvalho para governar.

O que me atrai neste mito é a sua linguagem sagrada. Os reis não lutam para exercer domínio, para exercer poder, mas sim pelo amor da Deusa, pelo privilégio de cuidar do mundo, que só Ela pode conceder. É um código para as nossas caminhadas pessoais, para as nossas escolhas.

Que o Rei Azevinho tenha a sabedoria para nos acompanhar no caminho, neste tempo em que a Deusa Velha é soberana e ambos se juntam para cuidar de nós.

Feliz Solstício de Inverno! Feliz Natal!

874bf11c63ec60bbcbc95737c68d263f
“Holly King”, por Michael Kerbow

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s